donderdag 9 mei 2013

a cidade da copa

Copa Favela 2014 é uma plataforma em Recife para falar dos absurdos contra o povo pernambucano e em repúdio à quantidade de obras desnecessárias realizadas em função de apenas 05 jogos aqui, além de outros fatores que desrespeitam totalmente os direitos humanos, utilizando o dinheiro dos nossos impostos.

Para completar teremos a construção da cidade da copa, em S.Lourenço da Mata, provocando consequências irreversíveis para a natureza e desapropriando famílias que ali estavam há quarenta anos.

Não somos ong, nem associação, somos um coletivo que desenvolve ações com arte para denunciar esse abuso em todos os sentidos. Estamos articulados com várias periferias daqui que se ressentem mais desses impactos. Temos uma página no facebook e queremos manter contato de alguma forma pra nos fortalecermos. Somos parceiros de outros coletivos e estamos nos reunindo para uma ação maior.

Estivemos na Audiência Pública promovida para apresentação do parecer técnico sobre o impacto ambiental causado pela construção da Cidade da Copa em S.Lourenço da Mata, que, claro, foi favorável à construção da obra e realizado pela Pires Advogados Associados, contratada pela Odebrecht. O parecer será submetido à Agência Estadual de Meio Ambiente, mas, claro, sabemos, não será questionado.

Ficamos um pouco tristes em não ver nenhuma organização da sociedade presente, nenhum movimento organizado e sim pessoas - bastante puras e ingênuas achando que ainda poderiam interferir no processo, que iria ser discutido algo junto, como catadores de material reciclável, moradores, pequenos comerciantes de Camaragibe, e que não sabiam que tudo ali era um teatro somente pra compor uma ideia de que as coisas estão sendo feitas legalmente, da forma correta. A Odebrecht, simpaticamente, registrou que o parecer poderia ser questionado pela sociedade em 10 dias! Quando eles tiveram um ano e meio e muitos $$$$$ para pagá-lo. Camaragibe, pra completar, ficou de fora do parecer, o estudo de viabilidade ambiental foi realizado em S.Lourenço! Enfim, filmamos tudo, estamos fazendo um novo vídeo com essas imagens.

Seguem 03 pequenos filmes realizados por nós.

COPA FAVELA 2014

Fazer a PIPA da COPA FAVELA 2014

Pra "COPA FAVELA 2014" todo dia é dia do Índio

Espero que trocarmos informações e mantermos vivo esse debate, pois planejamos uma ação maior, junto a outros coletivos, associações e quem mais quiser se unir nesse sentido

Andréa Luna

andreacfbrasil@hotmail.com



Geen opmerkingen: