donderdag 16 april 2015

EU FAÇO A MINHA PARTE


Para a competição náutica dos Jogos Olímpicos, ‘rio 2016’, na cidade
Rio de Janeiro, o Brasil intensificou o programa de despoluição da Baía de Guanabara, propondo limpar até 80% da baía cartão postal da cidade, o orgulho do país tropical.
Esse programa foi iniciado na Eco-92.
O compromisso foi assumido pelo governo Sergio Cabral (PMDB) durante a campanha para a escolha do Rio como cidade sede das Olimpíadas.
Em janeiro 2015, o Governo do Rio de Janeiro declara oficialmente que esta meta não será cumprida.

- - -

‘O LIMPO rio 2016’ aproveita a vitrine da mídia internacional chamando a atenção para o fato de que, não somente essa baia, mas todos os rios, baías e mangues brasileiros precisam urgentemente serem limpos.


‘O LIMPO rio 2016’ acha que todo planeta precisa de políticas, empresas e cidadãos que protejam a água potável, os rios e os oceanos e que os jogos Olímpicos de 2016 numa cidade que tem nome de rio, precisa ser o começo de uma limpeza em todas as águas do nosso planeta azul.


‘O LIMPO rio 2016’ está em sintonia com as culturas antigas, sempre ligadas à natureza na sua totalidade, com deuses protetores dos 4 elementos, fogo, terra, ar e água.
Enquanto a nossa cultura atual se liga somente ao progresso material, a humanidade esquece os limites do uso de todas as fontes da terra e o nosso elo com a natureza.



Dois artistas ativistas - Andréa Luna, John Erbuer -, há um ano, iniciaram pesquisas, articulações e atividades relacionadas a limpezas de rios, coletando águas do Brasil e Europa, realizando limpezas diárias de lixo nas suas margens. Pequenos atos como fez o Beija-flor da lenda do incêndio da floresta, que trazia no seu bico, um pingo de água, dizendo: “EU FAÇO A MINHA PARTE”.



‘O LIMPO rio 2016’ subirá o Monte Olimpo na Grécia, a morada de Netuno, para coletar uma garrafa de água que será derramada na Baía de Guanabara, num ritual de oferenda para Iemanjá, a Orixá de todos as águas. O começo dos Jogos Olímpicos 2016 será dia 1 da limpeza de todas águas do nosso planeta azul.


Afinal, lembramos que somos mais de 55% água.





Geen opmerkingen: